Princípio 10/90 Pode Mudar A Sua Vida

A Regra de 10/90
por Stephen Covey

Descubra o Princípio 90/10.  Ele mudará sua vida (ao menos quanto à maneira de como você reage às situações).

O que é esse princípio?  10% da vida é constituída do que lhe acontece, e 90% é o resultado de como você reage.

Que significa isso? Nós não temos realmente qualquer controle sobre 10% do que nos acontece.  Não podemos impedir o carro de quebrar; o avião de chegar atrasado, o que atrapalhará completamente nossos compromissos. Um motorista nos pode dar uma cortada no tráfego.

Nós não temos nenhum controle sobre esses 10%.  Os outros 90% são diferentes.
Você determina os outros 90%.

Como?…. Por sua reação.

Você não pode controlar um farol vermelho, mas pode controlar sua reação. Não deixe as pessoas fazê-lo de bobo. VOCÊ pode controlar o modo de reagir.

Permitam-nos um exemplo.

Você está tomando o café da manhã com sua família. Sua filha derruba uma xícara de café na camisa com que você vai trabalhar. Você não tem nenhum controle sobre o que acabou de acontecer.

O que acontecerá em seguida será determinado por como você reage.

Você xinga.

Você repreende asperamente sua filha por derrubar a xícara. Ela fica em prantos. Após repreendê-la, você se vira para sua esposa e a critica por colocar a xícara demasiado perto da beirada da mesa.

Segue-se uma curta batalha verbal. Você sobe tempestuosamente as escadas e troca a camisa. Descendo as escadas, você encontra sua filha chorando, muito tensa para terminar o lanche e aprontar-se para ir à escola. Ela perde ônibus.

Sua esposa deve sair imediatamente para o trabalho. Você corre para o carro e leva sua filha à escola. Porque você está atrasado, você dirige a 40 milhas por hora, quando o limite de velocidade é de 30 mph.

Depois de 15 minutos de atraso e desperdiçando US$60 pela multa de trânsito, você chega na escola. Sua filha entra correndo no prédio sem se despedir. Após chegar no escritório 20 minutos atrasado, você descobre que se esqueceu de sua pasta. Seu dia começou terrível.
Enquanto ele continua, parece que vai ficar cada vez pior. Você não vê a hora de voltar para casa.

Quando você chega em casa, encontra um pequeno abismo em sua relação com sua esposa e sua filha.

Por que?… Por causa de como você reagiu de manhã.

Por que você teve um dia ruim?

A) O café causou isso?

B) Sua filha causou-o?

C) Foi o policial quem o causou?

D) Foi você o causador?

A resposta é “D”.

Você não teve nenhum controle sobre o que aconteceu com o café. Como você reagiu naqueles 5 segundos é que causou seu dia ruim.

Eis o que poderia e deveria ter acontecido.

O café espirra sobre você. Sua filha está a ponto de chorar. Você diz delicadamente, “Tudo bem, querida, você precisa apenas ser mais cuidadosa na próxima vez”. Apanhando uma toalha você sobe rapidamente as escadas. Após ter pego uma nova camisa e sua pasta, você volta para baixo a tempo de olhar através da janela e ver sua filha entrar no ônibus. Ela se vira e acena. Você chega 5 minutos mais cedo e cumprimenta alegremente a equipe de colegas. Seu chefe comenta o belo dia que você está tendo.

Observe a diferença?

Dois cenários diferentes. Ambos começaram do mesmo jeito. Ambos terminaram diferentes.

Por que?

Por causa da forma como você REAGIU.  Você realmente não tem nenhum controle sobre os 10% do que acontece.  Os outros 90% foram determinados por sua reação. Aqui estão algumas maneiras de aplicar o princípio 90/10. Se alguém disser algo negativo sobre você, não seja uma esponja. Deixe a crítica escorrer como a água no vidro. Você não
tem de deixar o comentário negativo afetá-lo!

Reaja corretamente e não arruinará seu dia. Uma reação errada pode resultar em perder um amigo, ser despedido, ficar estressado etc.

Como você reage se alguém lhe der uma cortada no tráfego? Você perde a calma? Dá pancadas no volante? Um amigo meu fez com que o volante caísse. Você xinga? Sua pressão sangüínea sobe às alturas? Você tenta uma batida?

QUEM SE IMPORTA se você chegar dez segundos atrasado no trabalho? Por que permitir que os veículos o perturbem enquanto você dirige?

Lembre-se do princípio 90/10, e não se preocupe a respeito.

Contaram-lhe que você perdeu o emprego.

Por que perder o sono e ficar irritado? Isso acaba resolvendo-se. Use sua energia e seu tempo preocupando-se em encontrar um outro serviço.

O avião está atrasado; isso vai estragar sua agenda do dia. Por que extravasar a frustração na atendente do vôo? Ela não tem nenhum controle sobre o que está acontecendo.

Use seu tempo para estudar, para conhecer o outro passageiro. Por que ficar estressado? Isso apenas torna as coisas piores.

Agora você conhece o princípio 90/10. Aplique-o e você ficará maravilhado com os resultados. Você não perderá nada se experimentá-lo. O princípio 90/10 é incrível. Muitos poucos conhecem e aplicam este princípio.

O resultado?

Milhões de pessoas estão sofrendo imotivadamente de stress, tribulações, problemas e angústia. Nós todos devemos compreender e aplicar o princípio 90/10.

Faço uso dele…

Rita Santos
Master Coach

 

Publicado por

Way Master

Uma empresa voltada para o desenvolvimento pessoal utilizando: Hipnoterapeuta OMNI com certificação ISO 9001 Programação Neurolinguística Pnl avançada; Decodificadora Mente e Corpo; Analista de Perfil Comportamental - Disc; Master Coach; Reikiana; Palestrante.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s