O que são Arquétipos?

Arquétipos imagem

 

Definição →  Arquétipo é o primeiro modelo ou imagem de alguma coisa, antigas impressões sobre algo. É um conceito explorado em diversos campos de estudo, como a Filosofia, Psicologia e a Narratologia. São protótipos do conteúdo psíquico, padrões de comportamento que se expressam como tendências…

Segundo Jung, os arquétipos estão presentes na vida do homem desde os tempos mais remotos, e não mudaram até hoje. Constituem o inconsciente coletivo, e são um pouco difíceis de entender por não serem concretos, e sim apenas ideias bem vagas e conceituais.

Há mais ou menos cem anos atrás quando Freud e Jung iniciavam o que se tornou a  psicanálise, já se sabia da importância dos arquétipos, da mitologia e da simbologia para as sociedades humanas de qualquer época.  A arqueologia já demonstrou como os humanos sempre usaram símbolos (arquétipos) para induzirem determinados sentimentos e comportamento em qualquer grupo social. 

Essas informações são transmitidas através dos Neurotransmissores.

O que são Neurotransmissores → são componentes químicos fabricados pelos neurônios para inibir ou estimular outras células nervosas. Acredita-­se que hoje existam 100 bilhões de neurônios no ser humano. Estas substâncias provocam emoções, sentimentos e comportamentos.

Podemos criar a emoção que quisermos em nós ou em outros, estimulando a criação dos neurotransmissores em nós ou em outros. O potencial de produção de neurotransmissores é variável e por isso os estímulos são extremamente importantes. Como o cérebro produz os neurotransmissores à uma determinada velocidade, o tempo de exposição ao estímulo é de suma importância.

A produção de neurotransmissores por uma pessoa depende de que Arquétipo ela está vivenciando.

Existem vários neurotransmissores e estes são alguns dos seus efeitos:

Dopamina: gera prazer, alegria, força, êxtase, euforia, poder,sexualidade, confiança, sentimento de poder enfrentar qualquer desafio. Estimula o amor de pai e mãe.

É estimulante para algumas partes e inibidor para outras. Indispensável para ação motora, força de vontade, alegria e bem estar.

A falta do nível adequado gera insegurança, inferioridade.

É um neurotransmissor extremamente potente. Sua falta é arrasadora para o estado geral de felicidade e força pessoal. Sua presença traz um sentido de controle total da situação, de poder enfrentar qualquer desafio, qualquer inimigo, qualquer problema.

Acetilcolina: é estimulante, encontrado em grande quantidade e controla o funcionamento de inúmeros órgãos, movimentos, memória, concentração, atividade sexual e emoções. Controla a liberação do hormônio pela pituitária, envolvido na aprendizagem.

Noradrenalina:  é estimulante. Deixa alerta e com boa memória. Alivia a depressão.

Serotonina: é estimulante para uma parte do cérebro e inibidor para outras. Alivia a depressão, a ansiedade e ajuda no sono. Atua no controle da dor, humor e provoca sono. Estabilidade emocional.

Quando as emoções são ativadas por estímulos inconscientes, as pessoas não sabem explicar porque tomaram uma determinada atitude.

A visão de um arquétipo provoca imediatamente uma resposta emocional, sendo que se esse estímulo é subliminar, nós não saberemos porque estamos nos sentindo de determinada forma. Esta é uma forma extremamente poderosa de influenciar uma pessoa. Ficou claro também que os estímulos por imagens provocam processamento inconsciente.

Armazenamos estímulos sem percepção consciente, que depois terão muita influência sobre o nosso pensamento e comportamento. E ainda temos de considerar que o processamento inconsciente é através de imagens, portanto não verbal.

O poder dos Arquétipos é fundamental para auxiliar nos casos de estudantes que querem o máximo de utilização de seu potencial. Estou falando do caso de uma pessoa que não consegue a aprovação nos exames vestibulares ou em qualquer outro concurso. Para resolver isso precisamos mexer no arquétipo que esta sendo usado, pelo estudante.

Para as pessoas que desejam ser prosperas em relacionamentos amorosos existem arquétipos específicos que auxiliarão, a se sentir mais sexual e realizador. 

Agora se você deseja aquela tão sonhada promoção, também existem arquétipos que irão fazer você voar, e subir o mais alto grau dos desejos.

Todo este trabalho realizado em uma anamnese profunda, na primeira sessão, para  você possuir ferramentas que irão te levar para o mais alto nível, sendo trabalhado o seu lado racional e emocional.

RITA SANTOS 

MASTER COACH

 

 

 

 

Publicado por

Way Master

Uma empresa voltada para o desenvolvimento pessoal utilizando: Hipnoterapeuta OMNI com certificação ISO 9001 Programação Neurolinguística Pnl avançada; Decodificadora Mente e Corpo; Analista de Perfil Comportamental - Disc; Master Coach; Reikiana; Palestrante.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s