Você esta preparado para o novo mercado profissional, com constantes mudanças do mercado, os novos perfis de consumidor, as novas tecnologias e a globalização, resultaram em transformações também, no tipo de profissional que as empresas procuram.
Os profissionais do futuro além de ter domínio, das novas tecnologias terá que ter competências tecnológicas e emocionais.
As mudanças é da chamada: Quarta Revolução Industrial: era da robótica avançada, automação no transporte, e aprendizagem automática. Sim, nos próximos quatro anos estes e fatores sócio econômicos, geopolíticos e demográficos terão impacto direto no mundo do trabalho, seja no surgimento ou desaparecimento de profissões, seja no hall de habilidades demandadas pelo mercado.
Conceito de profissional do futuro
Não apenas a formação acadêmica do profissional será levada em conta, independente das áreas e profissões que serão consideradas promissoras nos próximos anos, devemos pensar no comportamento, nas habilidades, capacidades, valores, ética e autoconhecimento dos profissionais. Esses já são e serão os diferencias competitivos do mercado no futuro.
Seguem algumas características que todo profissional deve buscar desenvolver:
Autoconhecimento
Sobre si mesmo, tendo clareza dos seus pontos fortes e pontos fracos. A prática de se conhecer melhor, faz com que a pessoa tenha controle sobre suas emoções, independente de serem positivas ou não. Assim tendo conhecimento de suas habilidades e potencializando-as, em favor do seu crescimento e em favor da empresa.
Inteligência Emocional
É essencial que o profissional tenha capacidade de entender e lidar com suas emoções para então, contribuir com seu próprio desenvolvimento e dos demais colegas de trabalho.
Flexibilidade
É a característica de quem consegue ser maleável. Também pode significar algo que se move com facilidade e agilidade, ou que possui fácil manuseio. alguém que consegue trabalhar com todos e em todos os setores.
Agilidade
Vivemos na era da tecnologia, assim, rapidez e agilidade são qualidades profissionais fundamentais aos bons colaboradores. Isso gera à empresa, diminuição de retrabalho, economia dos recursos financeiros, otimização dos processos e melhores entregas.
Comunicação
Uma habilidade muito valorizada é o ato de, além de saber se expressar, também saber ouvir diferentes opiniões, entender as necessidades de toda a empresa, repassar processos e passar e receber feedbacks construtivos. Uma organização composta por equipes que conseguem difundir o relacionamento interpessoal, mantêm a alta performance e garante vantagem competitiva.
Proatividade
O profissional do futuro deve tomar iniciativa, dar ideias para melhorar os processos de trabalho, contribuir com o desenvolvimento da empresa e assim, colaborar com o seu destaque no mercado em que atua.
Criativo e Inovador
Profissionais criativos, e que inovam para melhorar a performance no trabalho, são altamente valorizados nas organizações.
Inteligencia:
- EMOCIONAL → Capacidade de criar oportunidades em situações de crise e alta complexidade.
- RELACIONAL → Essencial em tempos de redes sociais, é a habilidade de falar com pessoas muito diferentes de si, sem polarizações e formações de bolhas.
- SISTÊMICA → Perceber o grau de complexidade e dos diferentes fatores que estão por trás das causas de um simples evento.
As características citadas acima são algumas que os profissionais devem ter para atender ao mercado hoje e futuramente. É muito importante realizar aperfeiçoamento técnico e ampliar conhecimentos na área de atuação. Porém, esses devem estar alinhados com seu aprimoramento, emocional em todos os Pilares da sua vida, isso é um desafio né…
Mas é uma realidade acessível à todos, venha descobrir como com o Coach Integral Sistêmico !!!
RITA SANTOS
MASTER COACH