Sorria para vida, para ela te sorrir tamb√©m :)

sorrir

Saiba que voc√™ possui subst√Ęncias qu√≠micas naturais em seu corpo, para produzir a felicidade, os horm√īnios respons√°veis s√£o: Endorfina, Serotonina, Dopamina e Oxitocina.

Existem estudos científicos sobre a felicidade como um processo biológico para encontrar o que desencadeia esse sentimento sob o ponto de vista físico.

A pesquisadora Loretta Breuning, autora do livro Habits of a happy brain (“H√°bitos de um c√©rebro feliz”, em tradu√ß√£o livre), explica que “quando o seu c√©rebro emite uma dessas qu√≠micas, voc√™ se sente bem”.

“Seria bom que surgissem o tempo todo, mas n√£o funcionam assim”, diz a professora da Universidade Estadual da Calif√≥rnia (EUA).

“Cada subst√Ęncia da felicidade tem um trabalho especial para fazer e se apaga assim que o trabalho √© feito.”

Conhe√ßa a seguir maneiras simples para ativar essas quatro subst√Ęncias qu√≠micas da felicidade, sem drogas ou subst√Ęncias nocivas.

  • Endorfinas:

As endorfinas s√£o consideradas a morfina do corpo, uma esp√©cie de analg√©sico natural. Descoberta h√° 40 anos, as endorfinas s√£o uma “breve euforia que mascara a dor f√≠sica”, classifica Breuning.¬†S√£o encontrados em alimentos picantes.

Dan√ßar, cantar e trabalhar em equipe tamb√©m s√£o atividades que melhoram, por meio de um aumento nas endorfinas, a uni√£o social e toler√Ęncia √† dor.

  • Serotonina:

Como a serotonina flui quando você se sente importante, o sentimento de solidão e até mesmo a depressão são respostas químicas à sua ausência. 

Exercícios físicos ajudam a liberar serotonina. O neurocientista descreve três outras maneiras: tomar sol, receber massagens e praticar exercícios aeróbicos, como corrida e ciclismo.

  • Dopamina:

A dopamina √© costuma ser descrita como respons√°vel por sentimentos como amor e lux√ļria, mas tamb√©m j√° foi tachada de ser viciante. Da√≠ sua descri√ß√£o como “mediadora do prazer”.

“Baixos n√≠veis de dopamina fazem que pessoas e outros animais sejam menos propensos a trabalhar para um prop√≥sito”, afirmou John Salamone, professor de Psicologia na Universidade de Connecticut (EUA), em estudo sobre efeitos da dopamina no c√©rebro publicado em 2012 na revista Neuron.

Por isso, acrescentou o pesquisador, a dopamina “tem mais a ver com motiva√ß√£o e rela√ß√£o custo-benef√≠cio do que com o pr√≥prio prazer.”

Dar os primeiros passos de um objetivo e depois alcançá-lo aumenta os níveis de dopamina.

O certo √© que essa subst√Ęncia qu√≠mica √© acionada quando se d√° o primeiro passo rumo a um objetivo e tamb√©m quando a meta √© cumprida.

Além disso, pode ser gerada por um fato da vida cotidiana (por exemplo, encontrar uma vaga livre para estacionar o carro) ou algo mais excepcional (como receber uma promoção no trabalho).

  • Oxitocina:

Por ser relacionada com o desenvolvimento de comportamentos e v√≠cios maternos, a oxitocina √© muitas vezes apelidada de “horm√īnio dos v√≠nculos emocionais” e “horm√īnio do abra√ßo”.

Segundo estudo publicado em 2011 pelo ginecologista e obstetra indiano Navneet Magon, “a liga√ß√£o social √© essencial para a sobreviv√™ncia da esp√©cie (humanos e alguns animais), uma vez que favorece a reprodu√ß√£o, prote√ß√£o contra predadores e mudan√ßas ambientais, al√©m de promover o desenvolvimento do c√©rebro.”

Abraçar é uma forma simples de se conseguir um aumento da oxitocina. Dar ou receber um presente é um outro exemplo.

Desejo que voc√™ abrace mais, que voc√™ beije mais, e que receba mais promo√ß√Ķes, e celebre a vida!!!

RITA SANTOS 

MASTER COACH

 

Publicado por

Way Master

Uma empresa voltada para o desenvolvimento pessoal utilizando: Hipnoterapeuta OMNI com certificação ISO 9001 Programação Neurolinguística Pnl avançada; Decodificadora Mente e Corpo; Analista de Perfil Comportamental - Disc; Master Coach; Reikiana; Palestrante.

Deixe um coment√°rio

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Voc√™ est√° comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Voc√™ est√° comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Voc√™ est√° comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Voc√™ est√° comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s