Você tem medo de errar?

A-seta-e-o-alvo

Você tem medo de errar, e só realiza coisas que tem certeza que vai acertar? Você se considera uma pessoa boa o sufuciente para dizer que nunca errou? Se suas respostas foram: EU TENHO ORGULHO DE DIZER: EU NÃO ERRO, leia o texto e veja quantas oportunidades você está perdendo na sua vida.

Sempre gosto de esclarecer sobre o tema logo no início, talvez seja o medo de errar também rs… Vou deixar claro que o erro que estou querendo descrever, não são erros causados por imprudência ou nigligência, que podem afetar a vida de alguém, ou causar dano material, ou uma lesão fisica. Falo do medo de errar em fazer um curso novo, com medo de ser julgada, ou, do medo de errar em algo novo, com o medo de passar vergonha; saiba que este medo te limita!

Você não imagina o quanto crescemos quando erramos, sim ele é fundamental para o nosso crescimento, o erro faz parte da nossa vida desde quando fomos criancinha, é só olhar um bebê no inicio do seu aprendizado a caminhar:

Ele cai e levanta, cai e se machuca, depois se levanta e cai novamente, mais a cada queda ele aprende o que fez de errado, na queda anterior, adquirindo uma nova forma de andar melhor, depois de ter errado e caido, se ele cair novamente, não será mais pelo mesmo motivo anterior, com isso ele aprende a andar. Imagine se ele desisti-se de andar? ou então ele nem tentasse a andar mais?

Esse ritual de cair e levantar é totalmente saudável e necessário para o aprendizado, e isso serve para toda a nossa vida, tenho certeza que você nunca irá colocar um garfo na tomada na parede, porque você já ouviu ou viu alguém que já levou um choque; a vida é assim, ela nos ensina através de exemplos a forma como devemos viver.

Nesta jornada chamada vida, muitas vezes você irá errar, mais tenha certeza que irá aprender muito, aprenderá novas habilidades que te levarão mais longe, muitas pessoas ficam presas na zona de conforto com medo de errar, e isso destrói sonhos e paralisa você a viver o que verdadeiramente deseja.

Existe uma frase assim:

“Se é errando que se aprende, porque dizem que persistir no erro é burrice então?”  eu lhe respondo: porque você não aprendeu a lição!!!

Todas situações que acontecem na nossa vida, são para nossa evolução, acredite! O medo faz parte da sua evolução, apenas observe da maneira que  ele se manifesta:

  • Te paralisa
  • Possui reações muito fortes no seu corpo: suor, nauseas.
  • Te impede de conhecer pessoas 

Se suas respostas foram sim a algumas das manifestações, acredite, isso tem cura. A PNL é uma ferramente poderosa que pode te auxiliar, mas para isso você tem que se entregar ao processo e descobrir o está te limitando, não passe pela vida, veja, sinta e principalmente se questione, o porque você não está tendo êxito em alguma ou algumas areas de sua vida?

Existe uma frase assim:

Quem tem muita certeza de si, não sabe o conhecimento que trás duvidar de si mesmo…

Muitas vezes as certeza são como essas frases: eu não sei, eu não sou capaz, eu não nasci para isso. Se, por algum motivo você utliza alguma dessas frases para justificar o seu medo de errar, saiba que você não é o único que possui medo, a diferença de você para as pessoas que consquistam os seus sonhos é: elas sabem que irão errar e utilizarão isso como instrumento de crescimento e não de lamentações.

Saia de casa todos os dias querendo fazer algo novo, mesmo que você erre, ao menos ao ir se deitar você terá a satisfação de ter aprendido algo novo ao longo do seu dia e criará novas conexões neurais.

Desejo que você erre mais, e principalmente que você viva coisas diferentes ao longo do seu dia; a zona de conforto é para quem não acredita no seu potencial, e principalmente possui pouca fé!!!

RITA SANTOS 

Advogada e Master Coach

Publicado por

Way Master

Uma empresa voltada para o desenvolvimento pessoal utilizando: Hipnoterapeuta OMNI com certificação ISO 9001 Programação Neurolinguística Pnl avançada; Decodificadora Mente e Corpo; Analista de Perfil Comportamental - Disc; Master Coach; Reikiana; Palestrante.

Um comentário sobre “Você tem medo de errar?”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s