
De acordo com o livro “As cinco feridas emocionais” de Lise Bourbeau, as 5 feridas que impedem você de SER a sua essência, são: rejeição, abandono, traição, humilhação, ser tratado de forma injusta.
São muitas as ocasiões em que nos julgamos rejeitados, abandonados, traídos, humilhados ou tratados de forma injusta. Todos os momentos em que nos sentimos feridos somos impulsionados e procuramos culpar alguém.
Mas, na verdade, quando se é adulto, somos os únicos responsáveis em colocar a casa em ordem (nossas emoções).
A lamentação e reclamação do que você viveu em sua vida, só serve para lhe paralisar, todos nós possuímos situações ruins na vida.
Alguns irão lembrar facilmente de alguma situação vivenciada, e essa nem será a mais pesada, a lembrança que de fato impactou sua vida está na porção mais profunda da sua mente, chamada de mente inconsciente.
Muitas vezes os eventos mais marcantes da nossa vida, são nos primeiros anos de vida, onde nossa personalidade é moldada de acordo com tudo que vimos, ouvimos e sentimos; esses primeiros anos são tão marcantes que servirão de filtro para toda a sua vida.
Em atendimentos percebo o quanto toda felicidade que desejamos na verdade está ligado a aceitação. Sim, todos nós desejamos sermos aceitos; muitas vezes, na infância somos meio que rejeitados pelas pessoas ou até mesmo injustiçados mas esses movimentos, muitas vezes, não são percebidos pelos nossos pais, podendo os eventos ocorrer com: irmãos, professores, amigos e até algum dos pais, ou mesmo, ambos.
E isso se tornará uma dor eterna, se não for visitada e curada, a nossa criança interna só quer desabafar, quer ser ouvida, ou até defendida, mas alguns adultos entendem que essas dores, como: vazio existencial, medo exacerbado, melaconlia, são eventos do presente, mas na verdade não são, todos os sentimentos que não tenham vindo de frustações na fase adulta e você não sabe o motivo, acredite é um grito de socorro da sua criança interna.
Não faça como todos adultos, quando você era criança, dê voz a sua criança, cuide dela com amor e carinho e você ser tornará forte e feliz!
Nunca dúvide da sua criança interna, atenda o chamado para ela ser ouvida com amor e seriedade. Faça terapia, saiba reconhecer o quanto você é importante!
Rita Santos
Especialista em transformar vidas